Freio social, nos impedindo de falar o que pensamos.

6

| By : Ian Marlon | In : ,

Enquanto a gente fala, a gente pensa ... mas nem tudo que pensamos é falado, apesar de tentar pensar em tudo antes de falar. Complicado né? Agora fica fácil ...
Você tá lá, num diálogo (já que é um blog de relacionamento, suponhamos que seja com alguém do sexo oposto) e ouve uma coisa que tipo, é de doer, mas como existem interesses em jogo, você ignora o que pensou inicialmente, balança a cabeça afirmativamente e diz outra coisa.

Exemplo 1) Aquela garota, linda, inteligente, sua colega de faculdade, se dão super bem e você acha que rola um clima. Aí se sentindo o garotão da parada, você vai lá e toma uma atitude de falar com a garota.
Garota:
"Ai Fulano, você é tão legal ... mas eu não quero estragar nossa amizade."
E você responde:
"É mesmo né Fulana, vamos seguir só na amizade."
Mas o que você pensou na verdade foi:
"Pro inferno com a amizade, amigo de mulher é cabeleireiro, vai estragar a amizade se você ficar regulando essa mixaria aí."

Exemplo 2) Uma conversa amistosa entre você, a Fulana e alguma outra pessoa:
Outra pessoa:
"Pô, vocês dois hein, não sei não ... rola um clima."
A Fulana:
"Que nada, a gente é só amigo, o Fulano não tem maldade comigo."
Você:
"É, pô!"
Mas o que você pensou na verdade foi:
"Aaaaah ... não tenho maldade não? É, realmente, maldade nenhuma ...tudo que eu quero fazer contigo é bom pra cacete!"


E qual a razão de pensar e não falar?
O que nos impede?


O ser humano é um bicho sociável por natureza ... Temos necessidade de sermos políticos, tratamos as pessoas bem, dizemos coisas corretas. Tudo isso por culpa do chamado "Freio Social". Se não fosse por ele, os relacionamentos seriam muito mais complicados.
Mas vamos combinar né, tem horas que o freio não pega, e tu vai de cara no muro mesmo! Assim como tem horas que o lance é acelerar mesmo!


Share this :

  • Stumble upon
  • twitter

Comments (6)

Cara, uma coisa é certa, se eu dissesse 10% das coisas que eu penso e não digo, 90% das pessoas que conheço me odiariam.

O pior é que sempre tem um lazarento(a) que diz:"Ahh cara, você tem que dizer tudo que pensa."

-AHAM, experimenta dizer o que pensa pra sua namorada de TPM. Depois eu vou no seu enterro parça. ;)

"Quem conversa demais, ouve o que não quer."

Acho besteira esconder o que sente. Sempre existe uma forma de falar o que vc quer de verdade com ações.
Se não consegue falar, Demonstre!
A menos que sejam coisas frivolas, aí esquece! Mas para as sérias se pode recorrer a linguagem corporal e comportamental!

Má eu DU-VI-DO que voce fala tudo que vem na cabeça, sem filtrar ... não é questão de esconder, é só que a gente pensa muito mais rápido do que fala, se atropelar o filtro ... tsc ... sei não

Essa coisa de filtro tem a ver com nossa educação, em geral. Minha avó seeempre me disse 'minha neta, você ainda vai se dar mal de tanto falar o que te vem à cabeça'. Em geral, mais ou menos assim que funciona: você fala se não tem nada a perder. Seja essa coisa um emprego, um namoro, uma herança, uma amizade ou uns dentes.

Alguém esperto uma vez disse: ''Quanto mais se fala o que pensa, menos dentes se tem. Estranha relação...''.

Acho que geralmente, as pessoas preferem a saúde odontológica a honestidade.

Tô cansada desse freio social! Quero podia sabotar esse freio hein! rsrs